IV Edición: Recursos energéticos & mineros

Médico alcança a marca de 100 cirurgias robóticas realizadas em Sergipe

Com o apoio da diretoria do Hospital São Lucas Rede D’Or, a tecnologia promissora, que poucas capitais brasileiras tinham o privilégio de ter à disposição, finalmente chegou em 2019. Ao comemorar o alcance de 100 cirurgias robóticas realizadas, o especialista em aparelho digestivo e cirurgia bariátrica, Dr. Raul Andrade, conta como foi este feito. "Foram meses de treinamentos, com idas e vindas aos hospitais da Rede D’Or em SP e por fim, com a conclusão da certificação internacional em cirurgia robótica pela Intuitive Surgical, em Atlanta, EUA. Com o apoio do grande parceiro e mais experiente cirurgião robótico da América Latina, Dr. Carlos Eduardo Domene, iniciamos as primeiras cirurgias robóticas em Sergipe, em outubro de 2019", relata, Dr. Raul.

E mesmo com a diminuição de procedimentos durante a pandemia, de lá para cá, ele atingiu neste mês de abril uma marca expressiva de 100 robóticas realizadas, todas elas com sucesso absoluto na recuperação do paciente.

"É preciso comemorar esse ciclo importante, e agradecer a todos que formam esse grande time do Serviço de Cirurgia Robótica do Hospital São Lucas (com mais de 550 robóticas realizadas por todos os cirurgiões), do qual tenho orgulho de fazer parte", comemora o médico.

Com a cirurgia robótica cada vez mais se consolidando como procedimento eficiente, Dr. Raul conta que agora o esforço coletivo é em formar novos cirurgiões habilitados na tecnologia. "Seguiremos construindo um novo capítulo na história da medicina em Sergipe, sempre com foco em fazer o que for melhor e mais seguro para os pacientes", finaliza.